fbpx

Yola Vale

biografia

Vive e trabalha em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco. É licenciada em escultura pela Universidade das Artes de Coimbra, ARCA-ETAC. É membro da Academia Internacional de Cerâmica, na Suíça.
Entre 1999 e 2001, vive em Cabo Verde, na ilha de Santiago, onde é docente das disciplinas de desenho e geometria descritiva. Durante este período contacta com a realidade artística e cultural daquele país.
Em 2001, muda-se para Proença-a-Nova e instala o seu atelier na vila de Sobreira Formosa. Desde 2009, tem participado em várias Bienais Nacionais e Internacionais de Cerâmica Artística Contemporânea. Esta participação tem-se realizado em países como a Coreia do Sul, Espanha, Portugal, Roménia e Bélgica. Mais recentemente, participou na Bienal de Cerâmica de Riga, na Letónia.
Yola Vale, tem recebido vários prémios e nomeações honrosas, donde se destaca, em 2009, o Gold Prize “Ulsan International Onggi Competition”, na Coreia do Sul. A artista tem, também, diversas obras públicas em Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão. Está representada na coleção de alguns museus, nomeadamente, no Museu Cargaleiro/Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco, Portugal; no Ulsan Onggi Museum, em Ulsan, Coreia do Sul; no Museo de Sargadelos, na Galiza, Espanha e, ainda, na Sala Internacional de Cerámica de Arte, em Camaguey, Cuba. Participa regularmente em exposições individuais e coletivas.
A artista, com a sua obra, vem representada no livro “500 Rakú – Bold Explorations of a Dynamic Ceramics Technique”, Lark Crafts, Nova Iorque.

Yola Vale

4 ELEMENTOS

10 de Março a 21 de Abril de 2024