Silvia Vale
biografia
Silvia Vale é Natural de Luanda, Angola. Muito jovem ainda, deu início aos seus estudos de arte e cedo começou a participar em exposições no seu país de origem, em especial no Museu de Luanda. Regressada de África – devido à guerra em Angola – licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e frequentou vários cursos na área da pintura artística. Atualmente reside em Espinho, onde mantém uma Academia de Arte na qual desenvolve o seu trabalho pessoal como pintora e onde, com dedicação, ensina as técnicas da pintura, clássicas e contemporâneas, que acompanha e completa com palestras temáticas e viagens de estudo a museus, galerias e feiras de arte nacionais e internacionais.
A sua obra caracteriza-se pela experimentação de várias técnicas e materiais que vão desde o óleo e acrílico que mistura com têxteis, papel, cartão, vernizes, pastas de relevo e folha de ouro. Com o desenvolver da sua obra caracterizada por texturas e relevos, segue atualmente a tendência da “Combine Art”, ou seja, sobre a técnica mista da pintura, emprega objetos que encontra em feiras de antiguidades e que de alguma forma despertam o seu interesse pela sua beleza ou semelhança com objetos que remontam a memórias de um tempo passado, em que esses objetos se perderam em outras vivências, num outro continente.
Silvia Vale expõe profissionalmente desde 1983, e conta no seu currículo com largas dezenas de exposições individuais e coletivas em Portugal, Inglaterra, Espanha, França e Estados Unidos. A sua carreira internacionalizou-se a partir de 2005 e presentemente é representada por duas galerias de Nova York, nos Estados Unidos onde expõe regularmente e uma no Brasil, onde viveu alguns anos e continua a expor. A sua obra está mencionada em vários livros de arte e representada em diversas coleções particulares.
Silvia Vale
LILITH
29 de Junho a 25 de Agosto de 2024